Tradicional torcida organizada santista está retornando em 2008
Arnaldo Hase
A Tubarões Santista já está aceitando novos integrantes
Na década de 70, santistas de vários cantos do mundo organizavam-se em torcidas para celebrar o amor pelo Peixe. O comportamento nos estádios era menos doentio do que os maus exemplos que temos hoje em dia, o clima era mais amistoso e o futebol, mais romântico. Neste cenário nasceu a TUBARÕES SANTISTA. Não, não faltou um ‘s' em Santista. "O nome da torcida é Tubarões que, por sua vez, é Santista. Parece confuso, mas não é nenhuma ofensa à língua portuguesa", comenta Antonio Marcos Viana dos Santos (até no sobrenome!), um dos diretores do grupo.A Tubarões nasceu com o lema ‘Orgulho que nem todos podem ter' e com a ideologia de representar o Santos Futebol Clube na Zona Sul da capital paulista. Chegou a ter sede localizada próxima à estátua do Borba Gato, antes de se mudar para a Ponte do Socorro. Organizou caravanas e colecionou mais de mil membros, mas em meados dos anos 80, a torcida parou.
Hoje, uma turma de santistas está trazendo a magia da Tubarões Santista de volta. O Antonio e o Danilo Correia, atual presidente, conversaram com o Santista Roxo sobre este retorno, que não é fácil. "A burocracia que envolve as organizadas, hoje em dia, tem sido uma grande dificuldade, uma vez que, embora a Tubarões seja avessa à violência, enfrenta os mesmos problemas que todas as demais junto aos batalhões, registros, etc", lamentam. Até por isso o grupo está só iniciando o trabalho de ‘ressurreição', mas já tem dezenas de simpatizantes e outras dezenas que devem se juntar a ela nas próximas semanas. ‘Nossa meta é a de juntar pessoas que pensem no Santos como clube de futebol e não como trampolim. Não tencionamos ter o maior quadro associativo, mas queremos conscientizar nossos futuros associados da necessidade de ajudarem a fazer o Santos forte, inclusive com campanha de associação ao clube e fortalecimento de nossa representatividade em todas as áreas do Santos. Quem quer ser um baderneiro, pode e deve ir para onde consiga isso. Quem quiser amar o Santos, terá livre acesso a Tubarões", descreve Antonio. "Já temos um grupo de 50 pessoas no Mato Grosso do Sul que aguarda a regularização de nossa documentação para formalizar a filiação".
Mas os rapazes não estão parados. Contra o Náutico, pelo 1º turno do Campeonato Brasileiro, lá estiveram os tubarões representando o orgulho pelo Peixe.A Torcida, aliás, faz questão de dar apoio à campanha DEMOCRACIA NO SANTOS, que prega a redemocratização do estatuto do Santos Futebol Clube. "Somente com a união de todos seremos fortes. O Santos não merece estar onde está", prega Antonio, que arrisca uma resposta sobre o porquê da fase atual. "Simplesmente porque tem uma administração arcaica, desrespeitosa às tradições do clube, provinciana, pouco ou nada profissional e que, no favorecimento a terceiros, ainda que sem querer, prejudica o Santos".FiliaçãoSe você gostou das idéias e quer se unir à Tubarões Santista, basta entrar em contato pelo e-mail tubaroessantista@homail.com. Em breve a torcida terá carteirinhas emitidas para seus membros. Interessados em conhecer mais sobre a torcida também podem visitar a comunidade da Tubarões no Orkut, que está no endereço http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?
Entrevista original acesse: http://www.santistaroxo.com.br/artigo/?id=2526